BOAS VINDAS

Bem vindos ao espaço virtual do SDEIE Algarve!

segunda-feira, 24 de abril de 2017

EMRC: Diocese do Algarve conta com professores para apresentar «visão cristã» da vida e do mundo

Encontro de professores de EMRC - Foto Samuel Mendonça
Faro, 26 set 2016 (Ecclesia) – Os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese do Algarve realizaram, este domingo, “o compromisso de fidelidade à sua missão”, sendo depois enviados com uma bênção de D. Manuel Quintas.
Os docentes de EMRC comprometeram-se a “servir a Igreja Católica presente na escola, a fim de propor e proporcionar aos alunos a visão cristã do mundo, do homem e de Deus”, a responsabilizar-se pelo “empenho” e pelo “progresso” da sua própria qualificação, pelo “aperfeiçoamento” do seu ensino, informa o jornal diocesano, 'Folha do Domingo'.
A diocese do sul de Portugal conta com os professores de EMRC e “com a forma original” do seu ministério da palavra “para depositar na mente dos alunos o fermento dinâmico do Evangelho e assim atingir realmente os outros elementos do saber e da educação até que a harmonização da sua cultura se faça à luz da fé”, disse aos professores o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.
No encontro participado por 18 professores que precedera a celebração e que marcou o início da assistência espiritual do cónego Carlos César Chantre ao Secretariado Diocesano da Pastoral Escolar (SDPE), o sacerdote – que foi professor de EMRC durante mais de 20 anos – referiu-se à “missão árdua da evangelização das escolas algarvias”, considerando que o panorama da disciplina no Algarve está “estimulante” para os docentes, pese embora a realidade apresentada lhe tenha causado um “misto de espanto e preocupação”.
Na iniciativa, promovida pelo Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve, não obstante reconhecer que a sua missão “não é fácil”, D. Manuel Quintas lembrou aos docentes que na escola não estão sozinhos, pois representam a “Igreja toda” e exortou-os à confiança e à esperança.
No último ano letivo, o Algarve contou com 34 professores a lecionar a disciplina de EMRC tendo este ano perdido seis por falta de habilitação.
LFS

Sem comentários:

Enviar um comentário